Transtornos funcionais específicos da aprendizagem
Os transtornos funcionais específicos da aprendizagem:
disgrafia, disortografia, dislexia e discalculia, integram o conjunto de
transtornos mais comentados nos espaços escolares, relacionados as dificuldades
de aprendizagem, onde cada um abrange determinada área de impedimento da
linguagem.
Porém, é necessário correto diagnóstico para o enfrentamento
desses transtornos, solidificando, assim, o tratamento da criança.
DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA
As principais causas da disgrafia são a sequencialização que
implica na falha perceptível, acarretando dificuldades no processamento
sequencial da informação recebida e na sua forma de organização, processamento
da escrita. Essas dificuldades processuais podem ser de origem auditiva,
estando relacionadas à aprendizagem e a compreensão da linguagem (aprendizagem
verbal e visual).
Podem se perceber ainda distúrbios de motricidade ampla
especialmente fina, também distúrbios de coordenação visiomotora, deficiência
da organização temporoespacial, problemas de lateralidade e
direcionalidade.
Já a disortografia caracteriza-se pela incapacidade em
transcrever corretamente a linguagem oral, com trocas ortográfica e confusões
com as letras, embora essas trocas sejam consideradas normais nos primeiros
anos do ensino fundamental, pois os sons ainda não estão totalmente dominados.
DISLEXIA
Transtorno de aprendizagem da leitura e da escrita, em nível
severo, que afeta um subconjunto, claramente minoritário, dos indivíduos com
problemas na aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, é assim
considerada por estar em uma escala elevada dentro das dificuldades de
aprendizagem, com rendimento escolar que se situa inferior ao esperado para a
idade cronológica, para o potencial intelectual e para a escolaridade do
indivíduo.
Trata-se, também, de uma condição hereditária com alterações
genéticas, apresentando, ainda, alteração neurológica, que surge em decorrência
de dificuldades no processamento auditivo e visuoperceptual.
Site: http://www.dislexia.org.br/
Site: http://www.dislexia.org.br/
DISCALCULIA
Apesar dos estudos sobre a dificuldade de aprendizagem terem
crescido significativamente, as dificuldades de matemática são menos estudadas,
por isso a relutância em se encontrar literatura especializada sobre a
discalculia. Assim, a discalculia ou transtorno específico da habilidade em
aritmética ou mesmo transtorno da matemática, manifesta-se através da
dificuldade para realizar operações elementares de adição, subtração,
multiplicação e divisão, sem que seja resultado de um ensino inadequado ou
retardo mental global.
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