sexta-feira, 6 de abril de 2018

Colégio Novo Horizonte: Conteúdo de Ensino Religioso para a avaliação do primeiro Bimestre dos alunos do sétimo ano.



Com o propósito de facilitar o entendimento das aulas de Ensino Religioso para os  alunos do sétimo ano, do Colégio Novo Horizonte, este Blog está disponibilizando os conteúdos a serem estudados para a avaliação do Primeiro Bimestre.

TITULO: Valores essenciais para o autoconhecimento  e o cuidado consigo mesmo.

     Veja antes o texto Vergílio Ferreira
Há Dentro de Nós um Poço
Há dentro de nós um poço. No fundo dele é que estamos, porque está o que é mais nós, o que nos individualiza, a fonte do que nos enriquece no em que somos humanos. E a vida exterior, o assalto do que nos rodeia, o que visa é esse íntimo de nós para o ocupar, o preencher, o esvaziar do que nos pertence e nos faz ser homens. Jamais como hoje esse assalto foi tão violento, jamais como hoje fomos invadidos do que não é nós. É lá nesse fundo que se gera a espiritualidade, a gravidade do sermos, o encantamento da arte. E a nossa luta é terrível, para nos defendermos no último recesso da nossa intimidade. Porque tudo nos expulsa de lá Quando essa intimidade for preenchida pelo exterior, quando a materialidade se nos for depositando dentro, o homem definitivamente terá em nós morrido.
Já há exemplos disso. Um dos mais perfeitos chama-se robot. É invencível pensarmos o que será o homem amanhã. E nenhuma outra imagem se nos impõe com mais força. Mas o que desse visionar mais nos enriquece a alma é que o homem então será possivelmente feliz. Porque ser homem não é ter felicidade mas apenas ser humano. Não há grandeza nenhuma feliz e é decerto por isso que se diz que os felizes não têm história. A única felicidade compatível com a grandeza é a que já não tem esse nome, mesmo que o tenha. Chamemos-lhe apenas compreensão ou aceitação.

Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente IV'
Antes de iniciarmos esse conteúdo sobre o cuidado consigo e o autoconhecimento temos de perguntar: O Que é cuidar de si?. Será escolher suas roupas, dormir bem e manter uma boa higiene e saúde.
                O assunto em questão diz que o cuidado consigo também tem uma dimensão emocional muito importante, que inclui valores, posicionamento diante do mundo, e como lidamos com o sucesso u o fracasso .Por isso mesmo, cuidar de si e promover  o autoconhecimento são duas coisas próximas.Perguntamos então :Como pode uma pessoa conhecer a si mesmo?
  Quem somos? De onde viemos? Para que existimos? Aonde Vamos.?
 Precisamos refletir sobre nossos valores, o que nos faz feliz e que desperta em nós o sentimento de realizarão. À medida que  vivemos, desenvolvemos hábitos quem não nos trazem nenhum benefício e acumulamos valores que não são nossos.Se nos examinarmos constantemente e nos questionarmos, é possível mudar e perceber aquilo que é importante para nós.Mas conhecer-se verdadeiramente  para aprender a cuidar de si é um desafio para toda a vida. É um desafio que vale a pena!.

             
                                     Momento de prosa

              Responda as questões

1-O que você pode fazer para se conhecer melhor?
2-Para você, qual é a importância de fazer perguntas e buscar respostas sobre si mesmo?
3-Que outras perguntas você faz sobre si mesmo?
4-Se não soubesse a idade que tem hoje,que idade você se daria?
5-O que é pior, fracassar ou nunca haver tentado                             
6-O que você mais gostaria de mudar no mundo?
7-Você mantém algum hábito com o único objetivo de continuar pertencendo a algum grupo.

            Adolescência: Algumas considerações para a reflexão
O Tema do nosso diálogo  trata do valor de conhecer-se  para aprender a cuidar de si mesmo.Por isso ,é fundamental refletir sobre esta maravilhosa e desfiadura etapa da vida: a adolescência .

         O que é a adolescência?

É a etapa da vida entre a infância e a maturidade, caracterizada por grandes mudanças físicas, psicológicas sociais e sexuais. Tais mudanças são vividas intensamente pelos adolescentes e, muitas vezes ,tornam essa fase bem desafiadora tanto para eles como também para os seus pais,familiares e professores.
Essa fase se refere ao tempo de amadurecimento para chegar à vida adulta. O adolescente está descobrindo o mundo do qual  faz parte. É possível que uma das mais importantes tarefas  da adolescência seja a construção da própria identidade, isto  é, a busca de resposta a uma das principais perguntas que toda pessoa se faz :Quem sou eu?.
O adolescente sente a necessidade de forjar os próprios valores e crenças, formando suas opiniões e seus interesses. Procura descobrir o que é certo e o que é errado, o que pode ou não fazer, sentindo orgulho de suas conquistas. Ele quer sentir que é amado e respeitado, aprender a amar, respeitar e conviver, sobretudo, com as diferenças.
         Às vezes, as típicas confusões da idade levam os adolescentes a se agrupar. Em geral, procuram amigos que tenham os mesmos interesses os mesmos gostos e desejos, em busca de uma identificação menos conflitante e mais agradável. Entretanto, isso às vezes os leva a formar grupos fechados, revelando dificuldade para tolerar diferenças. Com o apoio uns dos outros, alguns atuam de modo infantil e irresponsável, evitando resolver os conflitos ou agindo com impulsividade e de maneira inconsequente.

         O fundamental é que o adolescente procure se reconhecer sempre mais, trabalhando, com afinco sua autoestima, aprenda a confiar em si mesmo e jamais transfira a confiança em si para os amigos, a namorada ou o namorado, já que a amizade e o amor fazem parte do caminho para descobrir a identidade.
         Em uma fase de tantas transformações, o importante é que haja diálogo , amizade e companheirismo no convívio familiar e que os pais tentem amenizar os conflitos sendo mais compreensivos  e tolerantes , e que os filhos saibam que a família  deve ser seu porto seguro.
         O cuidado consigo depende totalmente de se escolher inteiramente  e do jeito que se é :qualidades, limitações , habilidades, inseguranças e medos. Trata-se acolher o próprio corpo, os sentimentos, as esperanças, os sonhos e os desejos, formando uma imagem positiva de si mesmo, buscando um crescimento harmônico, confiante de que alcançará seus objetivos.
         Mas é preciso ter sempre em mente que, ao perceber que está adquirindo um hábito ruim ou machucando alguém  à sua volta , é bom repensar as próprias atitudes  e valores.Afinal,para cuidar  de si,preciso também estar atento aos que nos cercam ,tratando-os com respeito e cativando aqueles que nos fazem bem.Para isso, é preciso  escolher nosso valores e sempre cultivar  relacionamentos. Assim você será capaz de contribuir eficazmente para a construção de um mundo melhor para si e para os outros.
                                    ADOLESCENTE

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ADOLESCÊNCIA: Uma fase difícil




Porque é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. Como é tudo ao mesmo tempo, é normal que aconteçam conflitos internos e externos. Segundo a psiquiatra e psicanalista Helena Masseo de Castro, a sensação de dificuldade não pode ser considerada como regra, pois cada indivíduo tem uma experiência única de vida. “Nas famílias em que há diálogo, conversa, intimidade, carinho e confiança, a adolescência é mais leve, pois o amor entre pais e filhos é a base do amor-próprio, da autoestima”, afirma. Além disso, vale lembrar que pessoas de classes sociais mais baixas podem ter problemas de adulto nessa fase, que se sobrepõem às questões da adolescência.

A MENTE

O período de indefinição entre criança e adulto gera alguns enfrentamentos psicológicos, como a perda da proteção dos pais, a necessidade de desenvolvimento da autonomia e a construção de uma identidade, inclusive a sexual. Tudo isso acarreta em novas emoções, percepções e reflexões
OS PAIS

Os progenitores perdem a característica de benfeitores e viram educadores, fontes de ordens, tarefas e exigências. Essa transformação pode ser encarada com contrariedade pelo filho, que no fundo gostaria de continuar sendo mimado. O adolescente também passa a enxergar as imperfeições dos pais, antes vistos como heróis. Daí pode surgir certa decepção
O COMPORTAMENTO

Com a capacidade de raciocínio mais desenvolvida, o adolescente ganha novas responsabilidades e papéis, tornando-se um novo ser social. Em casa, a hora de lazer pode se transformar em tarefas adultas, como cuidar do irmão. Na escola, é preciso escolher sua futura carreira. Na sociedade, há de se conquistar um emprego. Nos relacionamentos, é preciso buscar parceiros (as)
O CORPO

As transformações físicas e biológicas mantêm o adolescente em crescimento até a idade de 16 a 19 anos. Nessa fase ocorre também a puberdade, ou seja, o amadurecimento sexual. Nas meninas, entre 10 e 14 anos, inicia-se a formação de quadris e o crescimento dos seios, mamilos e pelos pubianos. Nos rapazes, dos 12 aos 16, surgem os pelos pubianos e aumentam o escroto e o pênis

O METABOLISMO

A ação dos hormônios se altera completamente. A glândula pituitária, no cérebro, secreta novos tipos que agem sobre os órgãos sexuais. Nos meninos, o folículo-estimulante promove a produção de células responsáveis pelos espermatozoides, e a testosterona conduz o surgimento de características típicas masculinas. Nas meninas, há a produção de estrogênio, que leva ao desenvolvimento dos seios e pelos pubianos, e da progesterona, reguladora do ciclo menstrual
A INVENÇÃO DA ADOLESCÊNCIA

Os adolescentes só surgiram há cerca de 70 anos. Até o século 19, a sociedade não concebia a ideia de uma fase transitória. Naquela época, o indivíduo deixava de ser criança entre 10 e 14 anos e passava à vida adulta. De um dia para o outro, começava a imitar o jeito de vestir e falar dos adultos, além de adquirir as mesmas obrigações e gostos. Quem criou o termo “adolescente” foi o psiquiatra Granville Stanley Hall, em 1898. Entretanto, a palavra pegou mesmo após a 2ª Guerra, quando nasceu o rock ‘n’ roll e a revolução cultural que afetou somente os mais jovens

As mudanças enfrentadas na adolescência





                       Tudo, todos e o todo - Carlos Rodrigues Brandão

Somos feitos de barro e do fogo
e por isso somos o desejo e o amor.
Fomos feitos de terra e de água
e assim somos eternos como a vida
e somos passageiros como a flor.
Somos a luz a sombra, o claro, a escuridão
a memória de deus, a história e a poesia.
Somos o espaço e o tempo, a casa e a janela
e a noite e o dia, e o sol e o céu e o chão.

Somos o silêncio e o som da vida.
O estudo, a lembrança e o esquecimento.
Somos o medo e o abandono.
A espera somos nós e somos a esperança.
Pois não somos mais e nem menos do que o todo e nem somos menos e nem mais que tudo.
Somos o perene e o momento, a pedra e o vento
a energia e a paz, a vida criada e o criador.

Somos o mundo que sente, e irmãos da vida
Somos a aventura de ser vida e sentimento.
E assim em cada ave que voa há nossa alma, e em cada ave que morre a nossa dor. 

A busca pelo autoconhecimento ocupa largamente a experiência dos sábios  mais reconhecidos da história humana. Na China Antiga, por exemplo, lao-Tsé, considerado fundador do Taoismo religioso construiu um sistema importante de valores e moral. No Tao Te Ching, que pode ser traduzido como O livro do caminho e da virtude.O sábio registrou que “Quem conhece os homens  é inteligente/quem conhece a sim mesmo e iluminado/vencer os homens é ter força/quem vence a si mesmo é forte.
         Para estudiosos do taoísmo, conhecer a si mesmo significa saber as origens dos seus próprios pensamentos, emoções e das ações que pratica no mundo; por exemplo, por meio da meditação e da reflexão. Esses estudiosos também consideram que ter força é diferente de ser forte, sendo esta última a qualidade de quem é capaz de controlar seus próprios desejos e apegos interiores.
         A busca do autoconhecimento também foi muito importante para a sociedade grega,que contribuiu consideravelmente para a construção  dos valores morais da sociedade ocidental contemporânea .
         Na cidade grega de Delfos havia um templo dedicado ao deus Apolo, que funcionava como oráculo. Acreditava-se que as sacerdotisas do templo, chamadas “pitonisas”,faziam previsões do  futuro  ás perguntas dos devotos.Diz-se que , no portal  do templo , lia-se a frase “Conhece-te a ti mesmo”.
    
     Em seu livro Apologia de Sócrates, Platão também  expressou a importância do conhecimento  de si mesmo para alcançar a sabedoria.Segundo as narrativa, a pitonisa do oráculo Delfos  teria dito a Xenofonte, um amigo de Sócrates, que este era o homem mais sábio da Grécia . Desconfiado de que isso não seria verdade, Sócrates travou o diálogo com vários outros pensadores da cidade de Atenas, buscando provar a si mesmo e aos outros que existiam homens mais sábios do que ele.
         Aos poucos, o filósofo se convenceu de que vários dos pensadores atenienses  diziam palavras  belas, mas nada sabiam do que falavam .Diz-se que ,nesse contexto, Sócrates teria entendido  que a razão de sua sabedoria era justamente reconhecer que nada sabia. O filósofo reconhecia seus próprios limites, tornando-se, assim, mais sábio do que todos aqueles achavam saber, mas que nada sabiam de verdade. Os exemplos de pensadores que davam importância à dimensão do autoconhecimento se multiplicam: Confúcio, outro importante pensador chinês, considerava que “O que homem superior busca está em si mesmo; o que o homem inferior busca está nos outros”. Na cultura cristã, também podemos encontrar versículos que recomendam o conhecimento de si mesmo. A título de exemplo, pode-se citar Lucas (17:21): “Nem dirão :Vede aqui ou vede ali, pois o reino de Deus está dentro de vós”


                Anote o que mais marcou você durante as reflexões deste diálogo ( Uma idéia, um desejo, um sentimento,uma descoberta, uma resposta )



                                EXERCÍCIO

1-Relacione o poema com o tema do diálogo estudar.
2-Após a leitura do texto, responda: qual é a relação entre o título do poema e  a mensagem que ele passa? Justifique.
3-Escreva abaixo um verso do texto que nos mostra que somos:
a)Tudo
b)Todos
c)Todo
4-O texto de Carlos Rodrigues Brandão trabalha vários sentimento e valores que constituem o ser humano. Com qual verso do texto você se identifica mais? Por quê?




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