segunda-feira, 1 de maio de 2017

Dois feridos em conflito por terra em Viana são transferidos para São Luís

                           Francisco Jansen Mnedonça da Luz, 42 anos
Dois homens feridos no conflito de ontem (domingo, 30), entre um grupo de sem-terra conhecidos como “gamelas” e criadores de gado e agricultores, no povoado Bahias, em Viana (Baixada Maranhense), foram transferidos para um hospital de São Luís, segundo nota da PM-MA. A corporação não informou o nome do hospital da capital que recebeu os feridos. Eles vieram de hospitais da Baixada, para onde foram levados os baleados (cinco, segundo a PM), no confronto.
O conflito aconteceu quando um grupo de “gamela” (um povo que vive na região de Viana e Matinha e que há algum tempo luta pelo reconhecimento como indígena, junto à Funai, em Brasília) invadiu uma fazenda na área e houve reação dos proprietários e dos empregados, o que gerou uma troca de tiros com utilização de espingardas ‘bate-bucha’.
De acordo com apuração preliminar, os indígenas ocuparam uma primeira fazenda, sem resistência dos moradores. Logo após, teriam ido para uma segunda fazenda e ali houve o conflito. Nenhuma morte foi confirmada.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que considera os “gamelas” um “povo indígena”, informou que “os indígenas já haviam decidido se retirar de uma área tradicional retomada, antevendo a violência iminente, mas, enquanto saíam, sofreram uma investida de dezenas de homens armados de facões, paus e armas de fogo, e pouco puderam fazer em defesa própria, a não ser correr para a mata”.
Segundo o Cimi, além de três indígenas feridos por armas de fogo – dois deles em estado grave –, ao menos uma dezena de “gamelas” foram feridos a golpes de facão e pauladas.


Compartilhar:

Postagens Relacionadas:

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

125935
Login. Tecnologia do Blogger.

Blogs Relacionados

Postagens populares